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Fanpage ou perfil no Facebook?

Fanpage ou Perfil no Facebook?
Você pretende usar mídias sociais para divulgar sua empresa na internet?

Então provavelmente você passou ou passará pela questão Fanpage ou Perfil no Facebook.

Certamente o uso desta rede social é indiscutível afinal ela é a que possui o maior grau de acessos dentre este tipo de mídia

Então vejamos os prós e contras do uso de fanpages e perfis:

Customização

Perfil redes sociais
Tanto Fanpage quanto Perfil permitem que se edite alguns elementos.
Nelas você pode personalizar a imagem do usuário com a logo da sua empresa e utilizar um banner como fotografia de capa.

No entanto, a Fanpage permite um maior grau de customização, sendo possível criar abas nas quais você pode editar o conteúdo.

Nestas abas é possível inserir um conteúdo variado, como:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Fóruns de discussão;
  • Informações sobre produtos específicos;
  • Eventos e;
  • Avaliações de usuários.

Além disso, nela ainda é possível implementar aplicativos caso você precise de alguma funcionalidade não oferecida.

Análise de dados

Outro aspecto importante de utilizar-se de ferramentas on-line para divulgação de sua empresa é poder mensurar o uso das mesmas.

Neste caso a escolha entre Fanpage ou Perfil no Facebook é bem mais simples, apenas a primeira proporciona relatórios sobre o desempenho da mídia social em uso.

Na Fanpage é possível ver inúmeras informações como:

  • Alcance das publicações;
  • Envolvimentos com as publicações;
  • Cliques no site (caso esteja vinculado à Fanpage);
  • Entre outras.
Métricas em redes sociais
Além disto, nela é possível visualizar relatórios que apresentam dados demográficos (idade e sexo do público) e a repercussão da página (quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, quantas fotos e vídeos foram vistos), informações estas inacessíveis para quem tem apenas um perfil.

Publicidade

Se o intuito é promover sua empresa, devemos considerar também a publicidade nas mídias sociais.
Neste caso a relação Fanpage ou Perfil também se distingue de forma bem clara.
Apenas a Fanpage apresenta alternativas de publicização de seu conteúdo.

Como isso?
Ao fazer uma Fanpage ficam a sua disposição inúmeras alternativas como o impulsionar publicações, promover página, promover site.

Ela permite o uso de publicidade paga que impulsionará suas ações de marketing online.

Deste modo, é possível criar anúncios pagos, para campanhas diferentes, trabalhando de forma segmentada para atingir públicos específicos, aumentando a popularidade, o número de visualizações e engajamento com a sua marca.

Gerenciamento

Dependendo do tamanho de sua empresa pode ser que você precise de uma equipe para gerenciar suas mídias sociais.
Neste caso, como ter algum controle sobre o que cada um fará neste processo?

No caso do perfil, o login e senha da conta da empresa são disponibilizados para todos os gerenciadores, sendo acessível a todos estes todas as informações existentes em sua página.

Processo diferente ocorre na Fanpage, nela é possível determinar diversos gerenciadores com níveis de permissão diferentes.

O que isso quer dizer?

Várias pessoas podem trabalhar na sua página com graus diferenciados de acesso.

Deste modo, somente através da Fanpage é possível estabelecer uma hierarquização do gerenciamento.

Assim, você pode definir o que cada um pode acessar na sua página, estabelecendo limites de acordo com a função atribuída.

Solicitação de amizade

Amigos / curtidores - facebook
Este é um ponto que leva muitas pessoas a optarem por um Perfil no lugar de uma Fanpage.
No perfil é possível estabelecer uma amizade enquanto na Fanpage só é possível curtir.

No entanto, um ponto importante ao considerar este fator é que o perfil possui um número limitado de amizades que pode estabelecer.
Na Fanpage, por sua vez, o número de contatos (fãs) é ilimitado.

Fanpage ou Perfil?

Apesar de não estabelecer uma ligação com o contato como a amizade realizada através do perfil, o fato de poder ter ligações ilimitadas, aceitar um maior grau de customização, e possuir ferramentas que permitem a análise do desempenho, a Fanpage se torna sem dúvidas a melhor forma de utilizar a mídia social Facebook para promover a sua empresa.

Ainda cabe destacar um detalhe extremamente importante, a própria rede social Facebook salienta que perfis são para uso de pessoas físicas e fanpages para pessoas jurídicas.

Com isto, as fanpages foram feitas para empresas, e pensadas para tal, sem contar que você pode acabar recebendo o convite do Facebook para transformar seu Perfil em fanpage (isto não é algo certo, mas pode acabar ocorrendo).

Caso você queira migrar o perfil de sua empresa para uma Fanpage basta acessar o guia do Facebook:
Como faço para converter minha conta pessoal para uma página do Facebook?

Migração

Uma dúvida que pode aparecer diz respeito ao que acontece com os contatos de sua empresa quando você faz a migração.

Neste caso os amigos viram automaticamente fãs de sua empresa.

No entanto, se você tiver mais de 200 amigos o nome que estiver no seu perfil será o nome que ficará na sua página, já que acima de 200 fãs você não pode mais mudar o nome da página.

Assim, se você quiser mudar o nome que está no perfil, deve fazer isto antes da conversão para Fan Page.

Um ponto que cabe destacar a respeito da migração diz respeito as publicações de seu mural, ao ser feita a conversão você perderá todas as publicações.

Conclusão

Como dito, para empresas a melhor opção é fazer uma Fanpage.
Se sua empresa ainda não está no Facebook está é a oportunidade de começar do jeito certo.

Se você já possui um perfil de sua empresa, neste caso faça uma pausa e pense bem.

Analise os prós e contras levando sempre em conta que a qualquer momento você pode ser induzido a fazer está migração.

Caso precise de ajuda para criar uma Fanpage você pode recorrer à Central de Ajuda do Facebook.

Ou se preferir pode desfrutar de nosso serviço de Criação de Fanpage.

Quer saber mais sobre Marketing Digital e Mídias Sociais?
Então continue acompanhando nosso Blog.

Qualquer dúvida fale conosco através do e-mail [email protected]

5 Comentários

  1. Kiersten

    Greetings! Very helpful advice in this particular post!
    It’s the little changes that make the biggest changes.
    Many thanks for sharing! http://bing.org

    Responder
    • admin

      You are welcome, Kiersten. About your words: “It’s the little changes that make the biggest changes.” It is a beautiful thought. Thanks for sharing!

      Responder
    • admin

      Thanks! It is a pleasure to collaborate and share some good ideas =)

      Responder

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