Blog da Jinn

13 Dicas para trabalho home office em tempos de quarentena

por | mar 24, 2020

Temas e plugins piratas

Em meio a atual crise causada pelo novo coronavírus muitas pessoas tiveram sua rotina alterada passando a executar suas atividades profissionais em casa. Tendo em vista essa realidade, as dicas a seguir são sugestões para que você possa desenvolver suas atividades da melhor forma possível.

Sendo assim, vamos às dicas:

1. Não existe modelo pronto:
Isto é certo, não há uma fórmula mágica que funcionará em todas as situações, cabe a você analisar o seu contexto e adaptar as soluções da forma que lhe for mais favorável. Lembre-se que cada pessoa possui suas peculiaridades e, neste momento de quarentena, é possível que tenhamos que conviver em um espaço limitado e com um número limitado de pessoas por um bom tempo. Dependendo do caso, podem ser companheiros ou companheiras que trabalhavam fora de casa ou filhos que estariam na escolinha. Assim você deverá considerar todo o seu contexto para formular a melhor rotina possível e, muitas vezes conciliar com a rotina deles.

2. Rotina
E, falando em rotina: você está em casa, mas está trabalhando. Neste contexto é muito fácil se perder entre um e outro – nesta hora estabelecer uma rotina pode ser crucial. Talvez você não precise acordar tão cedo, afinal não será necessário o tempo de locomoção, mas existirão muitas outras coisas que consumirão o seu tempo. Assim, o estabelecer de uma rotina pode ser a melhor forma de gerenciar isto, mas como dissemos não há uma fórmula mágica a seguir, você deverá ajustar essa rotina à sua realidade de modo que ela lhe permita entrar no clima de trabalho. Para alguns pode ser manter a rotina já existente, como levantar tomar um banho e vestir uma roupa menos informal, para outros a roupa pode não fazer diferença alguma, a grande questão é encontrar a rotina que melhor se encaixe com a sua realidade permitindo maximizar seu desempenho desde o começo do dia.

3. Defina seus horários
Um elemento que pode auxiliar bastante no desenvolvimento de uma rotina e, consequentemente de suas atividades em home office é a definição uma carga horária de trabalho a ser seguida. Defina os seus horários. Seus horários devem refletir a sua realidade atual, afinal você pode não estar sozinho e podem haver muitos fatores que influenciem nesse processo. Assim sendo, dependendo da sua realidade você pode não precisar seguir a jornada que exercia antes de entrar em quarentena e talvez isto seja melhor. Neste caso o que realmente importa é que você tenha clareza no tempo em que está trabalhando e no tempo que está de folga, afinal estando em casa é fácil se perder entre as sensações de “não ter feito nada” ou de “passar o dia inteiro trabalhando”. Então definir seus horários pode ser uma boa forma de você manter o controle do seu dia.

4. Crie um ambiente de trabalho
Como já dissemos, em home office é fácil se perder nos limites entre o trabalho e o estar em casa; se você conseguir definir um espaço na sua casa para seu ambiente de trabalho pode ser uma forma eficaz de auxiliar no processo de separar essas duas realidades. Definido este espaço lá você poderá ter tudo que precisa para exercer suas atividades profissionais, adicionar alguns elementos como fotos da família ou uma planta para ajudar na ambientação, mas o mais importante: seu home office deve se tornar um verdadeiro escritório, seu ambiente de trabalho em contra ponto ao resto da casa. Algumas coisas que podem ajudar na escolha desse espaço são:
– Evitar espaços barulhentos ou de grande fluxo de pessoas
Se você não mora sozinho(a) você se verá obrigado(a) a dividir o espaço da sua casa em tempo integral com as demais pessoas que lá residem. Neste caso é comum que alguns cômodos da casa possuam uma circulação maior de pessoas, como a sala por exemplo. Podem ser seus filhos olhando TV, ou apenas pessoas conversando, em todo caso procure pelo melhor lugar para se concentrar;
– Prefira cômodos arejados e bem iluminados
Você precisa de um ambiente saudável para desenvolver suas atividades, além disso, o conforto do lar associado a pouca iluminação pode levar a sensação de sono. Então estes aspectos auxiliarão ao maximizar seu ambiente de trabalho em home office.
– Cuidado com as janelas
Estando em casa qualquer coisa pode ser motivo para desviar o olhar do trabalho, ainda mais em quarentena; a vontade se sair pode tornar a vista de sua janela algo tentador. Neste caso, confira a vista da sua janela, afinal ela não pode se tornar um elemento de distração.

5. Mantenha seu ambiente de trabalho organizado
Você optou por organizar seu ambiente de trabalho em casa, e como no seu trabalho fora de casa, as coisas não podem ficar atiradas de qualquer jeito, não é? Em primeiro lugar um local de trabalho organizado irá auxiliar na sua produtividade. Em segundo lugar, ajuda na percepção que você está no trabalho.

6. Evite distrações
Lembra no item 5 quando falamos das janelas? Pois então, esta não será sua única fonte de distração. Você está em casa. Então, terá inúmeras coisas mais interessantes que o trabalho a sua disposição, assim como outras pessoas de fora do ambiente de trabalho para desviar sua atenção. É fácil se perder na ilusão de que se jogará com os horários. Então cabe a você definir seus horários de trabalho, como falamos no item 3, seu ambiente de trabalho (item 4) e acertar sua rotina (item 2). Em relação à rotina, você precisará que ela funcione juntamente com as rotinas das demais pessoas da casa. Desta forma, dependerá de quantas pessoas convivem com você em casa, o grau de maturidade delas e outros fatores, como a presença de animais, por exemplo. Lembre-se você estará trabalhando, as outras pessoas, ou mesmo animais de estimação, não teriam sua atenção se você estivesse no trabalho. Principalmente crianças e animais irão pedir mais atenção. Ao definir seus horários e o local de trabalho é possível ajustar isso com as crianças de forma mais clara. Você estará no seu trabalho então isto é algo que deve ficar claro para os outros e principalmente para você.

7. Tenha uma lista de tarefas
Você está em casa, adaptando seu horário e seu ambiente de trabalho, estabelecendo sua rotina. Então uma ferramenta que pode ajudar neste processo é definir uma lista de tarefas. Como dissemos no item anterior, ao definir um ambiente e um horário de trabalho é possível implementar a ideia de “estar trabalhando em casa”, mas se você tiver filhos pequenos, isto pode não ser o suficiente. Eles também estarão em quarentena. Por mais importante que seja seu trabalhom seus filhos não podem ser ignorados, não é? Neste caso, ao definir uma lista de tarefas você poderá ter maior clareza no gerenciamento de sua produtividade. Você saberá o que ainda precisa fazer e o quanto foi feito ao final do seu dia.

8. Comunique-se
Você está em casa, mas está trabalhando e seus colegas de trabalho devem estar passando pelo mesmo processo durante este período de quarentena. Independente de quem seja, chefe, colegas, subordinados, clientes ou fornecedores, os processos seguiram mesmo com você ficando em casa. Neste caso comunicar-se é a melhor forma de fazer com que esse processo flua da melhor forma possível. Obviamente esta é uma realidade que irá variar de acordo com as metodologias de trabalho de cada empresa, bem como de suas regras de negócio. Pode ser que sua empresa tenha prazos a cumprir, por exemplo. Uma comunicação clara e eficiente pode ser a melhor alternativa para evitar retrabalho, manter a produtividade e ter um retorno menos estressante às atividades normais.

9. Faça Pausas
Você definiu seus horários de trabalho em casa, mas isto não quer dizer que você não possa fazer pausas, afinal até no seu ambiente normal de trabalho você faria aquela pausa pra tomar uma água, ir ao banheiro ou beber um café, não é? Em casa isto não precisa ser diferente, contudo, você deve ter claro que é uma pausa, um pequeno intervalo. Você ainda tem o compromisso com os horários que definiu. Esses instantes de pausa, se bem utilizados podem ser muitos úteis, além de servir para você interagir com outras pessoas, é um tempo em que você pode arejar a cabeça, por em ordem os pensamentos e com isto auxiliar na resolução de algum tarefa, além de evitar problemas como tendinites pelo tempo excessivo à frente do computador, por exemplo.

10. Saia do Trabalho
Sua jornada de trabalho acabou? Então vá pra casa! Se você ambientou um lugar de trabalho em casa esta tarefa fica um pouco mais fácil, afinal é só abandonar seu escritório. Se a ambientação do escritório ajuda na perspectiva de estar trabalhando, por outro lado, ela também ajuda na noção de que não estamos mais trabalhando. Por isto, se você acabou o trabalho, abandone o escritório, aproveite o resto de sua casa e a sua família. Não seja refém de trabalho. Seu escritório é seu ambiente de trabalho, deixe que permaneça assim. Evite utilizá-lo de outras formas que levam a confusão dos limites de casa e do trabalho.

11. Evite noticias
Como assim? Em meio a uma pandemia? Calma, não é bem assim. Evite notícias no “horário de trabalho”. Claro que em meio a atual crise devemos ficar o melhor informados possível, que é novo até para nossos profissionais da área da saúde. Eles estão a cada dia descobrindo coisas novas o que se dirá da gente. Contudo, não podemos ser reféns dessa necessidade de informações, se estamos no horário de trabalho devemos focar. Se estamos fora deste horário você poderá destinar momentos do seu dia para se atualizar sobre o que está acontecendo. E lembre-se: busque fontes confiáveis de informação, o vídeo do amigo do amigo do seu amigo pode não ser uma fonte de informação confiável; busque informações junto aos órgãos competentes. “As informações estão sendo maquiadas e tudo está pior do que é mostrado…” Pode até ser, mas suposições não nos levarão à lugar nenhum a não ser a uma histeria coletiva. A situação é séria, devemos nos cuidar e seguir as orientações de quarentena sem agravar ainda mais a situação desnecessariamente.

12. Mantenha contato humano
Você está em isolamento, mas não precisa estar sozinho! No mundo de hoje temos diversas alternativas para mantermos juntos mesmo que longe, afinal, podemos até trabalhar de casa, não é? Então aproveite, ligue para sua família, converse, fale com os amigos e mantenha o contato humano. Você pode fazer chamadas de vídeo ou apenas áudio. Aproveite, coloque a conversa em dia, se quiser você pode jogar online com outras pessoas ou até mesmo ver um filme juntos. O google possui um recurso que permite que se assista filmes juntos mesmo em casas separas, por exemplo. Então aproveite as facilidades que a tecnologia nos permite e fique junto mesmo separado das outras pessoas.

13. Aproveite o dia
A situação é séria como falamos, quarentena é o melhor que podemos fazer por nós e por aqueles que amamos, mas isto não quer dizer que você não possa aproveitar o seu dia. As dicas que listamos aqui buscam otimizar suas atividades, contudo, sua vida não se resume ao trabalho e se você focar apenas nisto, este momento pode passar de forma ainda mais estressante. Busque sua maneira de aproveitar o dia. Como nos exemplo já usados anteriormente, você tem seu horário de trabalho, mas tem filhos pequenos, aproveite com eles, eles estão passando pelo mesmo que você e se já é difícil para os adultos lidar com essa realidade imagina para as crianças. Neste caso a lista de tarefas irá ajudar a manter o controle do trabalho, então faça suas pausas, de atenção para eles, brinque com eles, faça o tempo valer a pena pra ambos.

Lembre-se do item 1: não existe fórmula. São dicas que podem auxiliar você, mas que você deverá adequar à sua realidade. Faça seus dias valerem; siga as instruções dos órgãos competentes e se cada um de nós fizer sua parte logo poderemos voltar a nossa vida normal.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.